Teoricos em cena

Teoricos em cena

9 de junho de 2011

Marshall McLuhan

         Teórico da comunicação e educador canadense (21/7/1911-31/12/1980). Criador da frase "o meio é a mensagem", para definir a influência da televisão, entre outros meios eletrônicos de informação, no modo de pensar da sociedade ocidental contemporânea.
         Nasce Herbert Marshall McLuhan na cidade de Edmonton, em Alberta. Começa a cursar engenharia na Universidade de Manitoba, mas desiste da carreira para estudar literatura inglesa em Cambridge, Inglaterra, nos anos 30. Antes de retornar ao Canadá, leciona nas universidades de Wisconsin (1936-1937) e de St. Louis (1937-1944), nos Estados Unidos.
      Em 1946 torna-se professor do St. Michael's College, em Toronto. É nomeado diretor do Centro de Cultura e Tecnologia da Universidade de Toronto em 1963. A partir daí elabora suas idéias até hoje polêmicas sobre os efeitos dos meios de comunicação na sociedade: a simultaneidade de transmissão das informações por via eletrônica e a uniformização do padrão com que são divulgadas transformariam o mundo numa grande aldeia global.
      Entre suas obras mais importantes estão O Meio É a Mensagem: Um Inventário dos Efeitos, escrita com Quentin Fiore, em 1967, e A Galáxia de Gutenberg, na qual apresenta o conceito de aldeia global para definir a sociedade eletrônica emergente de seu tempo.
Morreu em Toronto.

Principais Ideias:

McLuhan introduz as expressões o impacto sensorial, o meio é a mensagem e aldeia global como metáforas para a sociedade contemporânea, ao ponto de se tornarem parte da nossa linguagem do dia a dia.
Teórico dos meios de comunicação, foi precursor dos estudos midiológicos. Seu foco de interesse não são os efeitos ideológicos dos meios de comunicação sobre as pessoas, mas a interferência deles nas sensações humanas, daí o conceito de "meios de comunicaçao como extensões do homem" (o título de uma de suas obras), ou "prótese técnica". Em outras palavras, a forma de um meio social tem a ver as novas maneiras de percepção instauradas pelas tecnologias da informação. Os próprios meios são a causa e o motivo das estruturas sociais.

Principais Obras:
No mundo (em inglês)
  • 1951. The Mechanical Bride: Folklore of Industrial Man.
  • 1962. The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man. Toronto: University of Toronto Press.
  • 1964. Understanding Media: The Extensions of Man. New York: McGraw-Hill.
  • 1967. The Medium is the Massage: An Inventory of Effects. New York: Bantam Books. (with Quentin Fiore)
  • 1968. War and Peace in the Global Village. New York: Bantam Books. (with Quentin Fiore)
  • 1969. "Communication in the Global Village." In This Cybernetic Age, edited by Don Toppin. 158-67. New York: Human Development Corporation.
Em Espanhol
  • 1996. La aldea global
No Brasil